Freeware e Opensource

quinta-feira, abril 02, 2009

No dia-a-dia verifico que uma grande maioria de pessoas, inclusive informáticos, confundem os conceitos de freeware e opensource.

Diz-se que um programa (software) é freeware quando pode ser utilizado na sua plenitude sem qualquer custo e por tempo ilimitado. No entanto este tipo de software pode conter na sua licença de utilização restrições ao tipo de uso, como por exemplo o uso para fins comerciais. Regra geral este tipo de software pode ser utilizado por entidades sem fins lucrativos, ou entidades escolares/académicas, ou outras que não tirem qualquer proveito comercial do uso desse software.

Por outro lado, software opensource é também software gratuito mas que garante:

  1. A distribuição livre: A licença não deve restringir de maneira alguma a distribuição do programa gratuitamente, quer como programa independente quer como componente de outro programa.

  2. Acesso ao código fonte: O programa deve incluir o seu código fonte e deve permitir a sua distribuição também na forma compilada. Se o programa não for distribuído com seu código fonte, deve haver algum meio de se obter o mesmo seja via rede ou com custo apenas de reprodução. O código deve ser legível e inteligível para qualquer programador.

  3. Trabalhos derivados: A licença deve permitir modificações e trabalhos derivados, e deve permitir que eles sejam distribuídos sobre os mesmos termos da licença original.

  4. Integridade do autor do código fonte.

  5. A não discriminação contra pessoas ou grupos.

  6. A não discriminação contra áreas de actuação: por exemplo, pode ser utilizado para fins comerciais.

  7. A distribuição da Licença.

  8. Que a licença não é específica a um produto.

  9. Que a licença não restrinja outros programas.

  10. Que a licença seja neutra em relação à tecnologia.

You Might Also Like

0 comentários